quarta-feira, janeiro 28, 2009

Melhorando seus termos no Google


Todos já devem saber que o mais importante para ter uma boa posição no google é a criação de conteúdo, digo criação porque multiplicar conteúdo não vai te levar a lugar algum, a não ser que use pedaços de textos e acrescente a eles opnião, crítica e/ou complemento. Muitas vezes acontece de você não ter realmente o que escrever (acontece comigo), então sugiro que nessas horas você vá analisar seus relatórios do analytics e webmaster tools (google.com/sitemaps).

Como fazer isso?

Simples, abra seu webmaster tools, selecione o site em questão e navegue até estatísticas e abra o "termos de pesquisa mais comuns".

Você verá no lado esquerdo as 20 pesquisas mais comuns que seu site apareceu mas não foi clicado e sua posição ao lado. Se você é o primeiro posicionado provavelmente esse termo também estará na coluna ao lado como o termo mais clicado, ou seja, você não terá que aperfeiçoar-la.

Caso tenha um termo na posição 13º você poderá fazer com que ele suba de posição sem muito esforço, tente adicionar esse termo nas keywords do seu site, tem um texto relacionado ao termo, tente encaixar, se for um termo amplo, escreva um post prolongando o assunto, tente ganhar um link com esse termo em outro site, enfim, você tem um leque de opções pra melhorar esse termo, consequentemente aumentar suas visitas sem ter que criar conteúdo.

Vale lembrar que isso não é técnica suja, é apenas uma otimização de conteúdo usada por muita gente, inclusive eu.

Não tenho blog/site no WebMaster Tools, o que fazer?

Se não tem, procure ter, mas se não quer ter ou não tem como ter sugiro o uso do analytics ou qualquer outro sistema de relatório. De que forma? Pegue os 20 ou 30 principais termos geradores de tráfego do seu blog/site e jogue no google, observe as posições que vão aparecer seu site e de acordo com o resultado você ver a possibilidade de melhorar ou não esse termo.

Me desculpe se fui muito apressado na explicação, se tiverem alguma dúvida escrevam nos comentários ou me adicionem no msn: brutskin@hotmail.com - Abraços.