Quem usa o Word provavelmente sabe que ele sempre cria um arquivo temporário para cada documento que ele abre. O objetivo deste arquivo é facilitar a recuperação dos dados digitados em caso de desligamento não intencional do computador ou de algum problema que obrigou o fechamento do Word. A questão é que, em alguns casos, o Windows não apaga esses arquivos após eles não serem mais úteis. Com isso, eles vão se acumulando e esse monte de arquivos desnecessários podem deixar o sistema mais lento e mais propenso a erros, além de ocupar uma quantidade significativa de espaço em disco.

Mas não é só o Word que cria arquivos temporários. Muitos outros programas também. O Internet Explorer, por exemplo, armazena em uma pasta tudo o que você visualiza em sites da Internet. Teoricamente, isso faz com que o programa acesse aquele site com mais velocidade (cache). No entanto, os arquivos, muitas vezes, ocupam espaço sem ajudar em nada.

Outro tipo de processo que acumula arquivos desnecessários no computador é a instalação: nas pastas C:\Windows\Temp e C:\Temp, inúmeros programas descompactam arquivos que utilizam na hora da instalação e não os deletam em seguida, como é correto fazer. A combinação deste e de dos casos citados anteriores podem fazer com que o Windows acumule até centenas de MBs de arquivos que são "puro lixo".

Felizmente, existem programas feitos especificamente para limpar o HD desse tipo de arquivos, como o:

EasyCleaner http://baixaki.ig.com.br/site/detail3594.htm
System Mechanic http://baixaki.ig.com.br/download/System-Mechanic-Professional.htm

No entanto, existe um utilitário dentro do Windows cuja finalidade é esvaziar as pastas de arquivos temporários do sistema: irata-se do Limpeza de disco. Para acessá-lo vá em Iniciar / Programas / Acessórios / Ferramentas do Sistema e clique no nome do programa. Ele é muito simples e fácil de usar.

Assim que clicar no programa, selecione a unidade que deseja limpar e clique em OK. Automaticamente o programa fará um cálculo de quanto espaço em disco será liberado pela limpeza. Em seguida, você deve optar por quais tipos de arquivo devem ser excluídos do HD. Você pode selecionar todas as opções para excluir todos os arquivos. Isso pode ser feito sem risco de problemas, pois somente arquivos não mais usados serão considerados pelo programa (clique em Exibir arquivos para vê-los). A imagem abaixo mostra um exemplo com as opções disponíveis:

Se clicar na guia Mais Opções, você poderá escolher por eliminar também algum componente do Windows que não esteja usando, mas isso é indicado apenas para os casos em que há muito pouco espaço disponível em disco.

Após tudo isso, é só clicar em OK e seu HD ficará livre dos arquivos inúteis. É recomendável fazer isso periodicamente, como uma vez por semana, uma vez por mês ou até mesmo uma vez por dia, visto que o processo de eliminação de arquivos não demora muito.