Número de usuários refere-se a residências brasileiras. Internautas com acesso rápido navegam o dobro que os demais.

A quantidade de internautas brasileiros com conexão de banda larga doméstica aumentou 90% em dois anos, chegando 10,7 milhões em novembro de 2006. Esse número -- o último divulgado pelo Ibope//Netratings -- representa 74% dos 14,4 milhões de brasileiros que acessam a web em suas casas.

Em novembro de 2004, quando a conexão discada ainda predominava, cerca de 5,6 milhões de pessoas tinham acesso rápido em suas casas (49% de 11,4 milhões), contra 5,8 milhões que navegavam pela internet via linhas telefônicas. Já em novembro de 2005, quando havia 12,5 milhões de internautas domésticos, as porcentagens ficaram em 60,1% (banda larga) e 39,9% (discada).

Geralmente, o tempo de navegação dos usuários de banda larga representa o dobro dos demais. Em novembro do ano passado, por exemplo, foi registrada média mensal de 12 horas e 26 minutos por internauta doméstico de conexão discada, contra 22 horas e 34 minutos entre aqueles de acesso rápido.

José Calazans, analista de internet do Ibope Inteligência, afirma que existe uma tendência desse crescimento apresentar estabilização, como aconteceu nos Estados Unidos (por lá, 78% dos usuários com acesso doméstico usam banda larga). “Nem todos vão migrar para esse tipo de acesso, principalmente por causa do preço. Diversos internautas querem apenas acessar a web para ver seus e-mails, por exemplo, e essa atividade não exige uma conexão veloz”, explicou o especialista ao G1.

Fonte: