segunda-feira, janeiro 29, 2007

YouTube planeja dividir lucros com usuários

O sistema em que os internautas colocam conteúdo na web livremente, sem receber nada por isso, está prestes a mudar. Chad Hurley, co-fundador do YouTube, divulgou neste sábado (27) que o site de compartilhamento de vídeos pretende dividir com seus usuários os lucros obtidos com publicidade.

O anúncio foi feito durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Segundo Hurley, uma das maiores inovações na qual o site está trabalhando é uma forma de permitir que os usuários sejam pagos pelo conteúdo. Ainda não há previsão de quando nem como o sistema sera implantado.

“Nós estamos com uma audiência grande o suficiente, que nos dá a oportunidade de apoiar a criatividade dos internautas”, disse Hurley em video gravado em Davos por um usuário do site e colocado no YouTube.

“Agora, sentimos que estamos em uma escala agora em que podemos fazer isso e ainda ter uma verdadeira comunidade entre os vídeos.”

Hurley não deu detalhes sobre quanto o YouTube deve pagar aos usuários. O site, líder em compartilhamento on-line de vídeos, foi comprado pelo Google no ano passado.

Fonte: G1