sábado, março 03, 2007

Promessas da Informática para 2007

Um grupo de analistas da Computer World selecionou cinco destas promessas que prometem revolucionar o mundo da computação em 2007. Entre elas estão avanços em programação, transmissão de dados e hardware.


Ruby on Rails
Ruby on Rails (RoR) é uma linguagem de programação orientada a objetos para a web conhecida por sua sintaxe limpa. + Info

Discos NAND
Discos rígidos sólidos (SSD), como os usados no iPod nano, são mais leves, muito mais rápidos, mais silenciosos e consomem menos energia do que os magnéticos. NAND é a tecnologia de armazenamento usada neste tipo de disco.

Banda Ultralarga
Tecnologia capaz de transmitir dados, via ondas de rádio, a uma velocidade de cerca de 500 Mbit/s consumindo pouca energia. O Bluetooth, tecnologia utilizada atualmente, tem uma velocidade de apenas 2,1 Mbit/s.

Hardware remoto

Grandes projetos de computação necessitam de um equipamento muito sofisticado e caro. Empresas de pequeno porte ou até mesmo programadores que trabalham em casa, na maioria das vezes, não têm condições de arcar com os custos de uma rede de supercomputadores para calcular seus programas. Empresas como a Amazon e a 3tera estão oferecendo tal equipamento para ser utilizado remotamente, através de pagamento mensal.

Novos tipos de processadores
A Intel, a IBM e a AMD têm projetos para novos tipos de processadores. Protótipos de 45 nanômetros já foram fabricados. O Penryn, nome do novo projeto da Intel, é menor que os chips atuais, não consome tanta energia e deverá ter um desempenho consideravelmente melhor. Esta nova tecnologia pode superar processadores com oito, 16 ou até 32 núcleos de processamento.

Já a AMD tem planos ainda mais avançados, utilizando uma nova tecnologia chamada processamento heterogêneo: enquanto um núcleo convencional faz operações de sistema operacional, um núcleo avançado faz cálculos de gráficos em 3D, entre outros mais complexos. A AMD chamou o projeto de Fusion. (Fonte: Terra)

E para grande maioria como eu, dos ítens listados teremos acesso apenas para a linguagem de programação!
Compare preços: Discos rígidos, Livros de Programação, Processadores super potentes, Banda Larga